O papel do Seguro Saúde no tratamento da depressão
Seguro Saúde sexta, 27 de setembro de 2019

O papel do Seguro Saúde no tratamento da depressão

Durante todo o mês de setembro é realizada a campanha de conscientização para prevenir o suicídio, chamada de Setembro Amarelo. Problemas psicológicos são as principais causas de gatilho para o ato, principalmente a depressão, mas ainda são deixados em segundo plano. Por isso o seguro saúde pode ter papel importante na busca por tratamento e para popularizar o assunto.


Mas o que a depressão tem a ver com seguro saúde?


Considerada o mal do século pela Organização Mundial da Saúde, a depressão afeta 11,5 milhões de brasileiros e 300 milhões de pessoas no mundo.  A doença prejudica a produtividade, a concentração, a energia e pode ser paralisante a ponto da pessoa querer encerrar sua vida. A doença pode ser sentida em maior ou menor grau e, justamente por isso, quando o sintoma não é tão forte, o individuo e seu ciclo social entendem a situação apenas como uma tristeza passageira.


Mas quanto diagnosticada e tratada, é possível controlar os quadros da depressão. E é nesse momento que entra o seguro saúde. Hoje diversos profissionais da saúde mental já estão conveniados aos planos e aptos a ajudar no tratamento do problema. Realizar sessões de psicoterapia com psicólogos e terapeutas são uma grande ajuda para as pessoas que estão sofrendo para cuidar das emoções. Quando o problema se mostra uma disfunção bioquímica, os psiquiatras também podem auxiliar a equilibrar a química do corpo.


Como saber quando procurar ajuda via Seguro Saúde?


Sentir-se triste por alguns dias pode ser um aspecto normal do dia a dia, mas quando a tristeza de estende por semanas é sinal de que algo não está bem. 


Os indícios mais claros de que a pessoa precisa de ajuda se mostram pelos sintomas:

  • Apatia
  • Perda súbita de interesses por coisas que antes eram interessantes
  • Mudança de humor
  • Isolamento social
  • Piora de desempenho na escola ou trabalho
  • Pensamentos e frases negativas com tendência suicida


Familiares, amigos e colegas de trabalho devem buscar por profissionais de saúde para cuidar do caso, pois na maioria das vezes a pessoa não tem motivação para fazer isso sozinha. Seja via Seguro Saúde ou Plano de Saúde (entende a diferença neste post), é preciso encontrar psicólogos ou psiquiatras para o tratamento da depressão e ter paciência para apoiar o processo.


Quem pode contratar o Seguro Saúde?


O Seguro Saúde pode ser contratado por pessoas físicas e jurídicas. Empresas que oferecem o benefício do seguro geralmente são valorizadas pelos colaboradores e, em se tratando da saúde mental, o retorno é ainda maior. Quando ajudados ou quando auxiliam seus familiares, os profissionais que tem acesso ao seguro e ao tratamento psicológico conseguem lidar melhor com suas emoções, tornando o ambiente de trabalho mais positivo.


Para saber mais sobre o Seguro Saúde, contate nosso corretor de seguros




Voltar

Matérias mais visualizadas

Seguro Viagem quarta, 17 de abril de 2019

Viagem de carro ou moto pela América do Sul? O seguro Carta Verde pode ser obrigatório!

Viagem de carro ou moto pela América do Sul?  O seguro Carta Verde pode ser obrigatório!
Seguro Saúde sexta, 27 de setembro de 2019

O papel do Seguro Saúde no tratamento da depressão

O papel do Seguro Saúde no tratamento da depressão
Seguro Auto sexta, 16 de fevereiro de 2018

Seguro para Automóveis: você sabe como funciona?

Seguro para Automóveis: você sabe como funciona?