Falhas profissionais podem acontecer a qualquer momento. Por mais competente que alguém seja, está sujeito a cometer erros e se ver em uma situação delicada. Uma simples desatenção é capaz de provocar a fúria de clientes e consequentes processos.
Profissionais liberais, como médicos, dentistas, engenheiros, arquitetos e corretores de imóveis, são ainda mais suscetíveis a essas situações. A maioria se constitui como empresa individual, possui patrimônio mais enxuto e, portanto, insuficiente para responder por processos geralmente muito caros.
Embora pareça uma situação hipotética e distante, lembre-se que temos um Código de Defesa do Consumidor bastante criterioso, pessoas mais informadas e buscando por seus direitos. Se a justiça julgar que houve problema na prestação do serviço e nas informações repassadas durante o processo, o pagamento da indenização ao cliente é certo.
Casos assim tem aumentado muito nos últimos anos. Em Santa Catarina, por exemplo, a cada 67 médicos um está enfrentando processo de cassação e desde 2010 o estado é o quarto do país com maior número de processos julgados, segundo o Diário Catarinense (confira matéria aqui). Negligência e imperícia são as principais acusações. A tendência é que o números aumentem devido a mais profissionais se formando. Por isso é tão importante estar preparado e protegido.
A principal segurança é ter um Seguro de Responsabilidade Civil. Ele cobre as atividades profissionais regulamentadas por Conselhos, que possuem estatuto oficial ou código de ética, e busca garantir o reembolso dos prejuízos recorrentes de reclamações feita por clientes na justiça. Como dito anteriormente, médicos, dentistas, engenheiros, arquitetos e corretores de imóveis são os profissionais mais predispostos a riscos e por isso contam com proteções exclusivas.
Caso o médico seja acusado de dano corporal, material, moral ou estético, o Seguro de Responsabilidade Civil poderá ser acionado para garantir a defesa. A cobertura básica inclui proteção contra erro ou omissão no exercício da profissão, danos morais, acidentes de uso ou conservação do consultório, honorários advocatícios, contratação de perito e custas judiciais decorrentes de reclamação de pacientes.
Principais riscos da profissão:
- Responsabilidade pelo ato médico
- Erro de diagnóstico
- Intercorrência em cirurgias
- Dano estético
- Dano moral
- Responsabilização judicial
- Responsabilização ética
- Omissão de socorro
- Crises com a imprensa
A cobertura básica cobre toda a defesa com gastos judiciais, indenizações por condenações, acordos, ressarcimentos e coberturas que protegem contra calúnia, injuria e difamação.
Principais riscos da profissão:
- Erro em dentífrica reparadora
- Dano estético
- Erro anestésico, buco-maxilo-facial, periodôntico e outros
- Erro de implante
- Desacordo com paciente
- Erro de diagnóstico
A proteção abrange indenizações por danos materiais e corporais, condenação judicial, ressarcimentos a terceiros, custos emergenciais de obras, danos a documentos, acidentes com colaboradores e danos causados por exploração e produção de Petróleo e Gás.
Principais riscos da profissão:
- Erros de projeto e execução
- Consultoria e certificação
- Responsabilidade técnica, penal e civil
- Quebra de sigilo profissional do cliente
- Falha no gerenciamento e supervisão da obra
- Responsabilização por emprego de material impróprio
- Responsabilização por subcontratados
O seguro cobre riscos como responsabilidade por danos aos clientes, como omissão de informações, difamação, danos aos documentos e erros na intermediação do negócio.
Os principais riscos da profissão:
- Responsabilidade por danos aos clientes
- Erros na intermediação do negócio
- Omissão de informação
- Responsabilização pela segurança ou risco do negócio
- Responsabilização pela negociação com a imobiliária
O interessado no seguro deve preencher um formulário com todas as informações da profissão para que seja realizado uma análise correta. A pessoa pode optar pela cobertura básica ou incluir adicionais, se entender que é importante para sua segurança. O processo é rápido e bastante seguro. Neste link, você pode realizar a cotação.
Embora todos os profissionais trabalhem com bastante cuidado e empenho, não estão livres de tomarem decisões erradas. Por isso, se sua profissão é uma das citadas e trabalha sozinho, considere contratar o Seguro de Responsabilidade Civil como plano de segurança. Você com certeza ficará mais tranquilo para exercer a profissão.