
As famílias tem procurado cada vez mais morar em prédios por considerarem que é mais seguro que uma casa, mais exposta a possíveis danos e furtos. Com todo os equipamentos de segurança que os condomínios oferecem, será que quem mora em apartamento precisa de um seguro residencial? É o que vamos descobrir.
O seguro residencial é destinado para imóveis residenciais, podendo ser o de uso principal ou de férias, como a casa de campo ou o apartamento da praia, e protege tanto a estrutura física quanto o conteúdo interior. Ou seja, caso ocorra algum dano no imóvel por conta de chuvas fortes, o seguro irá cobrir o prejuízo. E também oferecerá cobertura caso algum item do interior do imóvel seja roubado.
No geral, as cobertura de um seguro residencial incluem:
Muita gente não sabe, mas o valor do seguro residencial corresponde de 0,1 a 0,5% do valor do imóvel, sendo muito mais barato que um seguro para automóveis, por exemplo.
Com o ir e vir de muitas pessoas, é comum que os prédios invistam na segurança da sua estrutura, com câmeras, cercas elétricas e diversos dispositivos tecnológicos. Eles também são obrigados por lei a contar contar com um seguro de condomínio, para proteger contra incêndios ou destruição do empreendimento.
Entretanto, a estrutura de segurança nem sempre consegue barrar a inteligência de pessoas mal intencionadas e o seguro do condomínio não é responsável por arcar com prejuízos ocorrido nos apartamentos dos moradores. Dessa situação, surge a necessidade dos moradores garantirem sua própria segurança: seja a física, com fechaduras mais resistentes, e financeira, com a contratação do seguro residencial.
Quem tem o imóvel financiado é obrigado a pagar o seguro habitacional, responsável por garantir que a dívida será honrada caso algum problema sério ocorra com o dono do imóvel. Com o seguro obrigatório, tanto a instituição financeira que concedeu o crédito quanto a família do proprietário tem a garantia de que o valor será pago.
Os danos causados ao imóvel por fatores externos, como destelhamento por vendaval ou desmoronamento de vigas por conta de chuvas, geralmente estão incluídos neste seguro. Furtos ou destruição de pertences de dentro do apartamento são entendidos como adicionais. Por isso é importante também estar protegido nesse sentido e dormir tranquilo.
Faça um orçamento e deixe sua casa segura, entre em contato conosco!